Jardim Digital: educação de qualidade e parcerias entre empresas e institutos de ensino são o caminho para desenvolver o Agreste

Jardim Digital: educação de qualidade e parcerias entre empresas e institutos de ensino são o caminho para desenvolver o Agreste

O segundo e último dia do Jardim Digital, maior festival de inovação, tecnologia, negócios e marketing digital do Agreste pernambucano, realizado em Belo Jardim, aconteceu nesta sexta-feira (24) e debateu, entre outros temas, o fortalecimento da qualidade na educação para fomentar o desenvolvimento da região.

Leia também: Mendonça Filho será o relator do Novo Ensino Médio

Jardim Digital: Roda de conversa

Durante uma roda de conversa realizada com representantes de setores como educação, tecnologia, negócios e inovação, mediada pelo ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, os participantes defenderam as parcerias entre empresas e instituições de ensino como vetor de crescimento do Agreste. O bate-papo contou com a presença de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, Tiago Tasso, diretor Financeiro e TI da Baterias Moura, Lanna Dioum, analista de Produtividade e Inovação da ABDI, e Spartacus Pedrosa, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM).

Porto Digital em destaque

Ao expor a trajetória do Porto Digital, maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil, Pierre Lucena destacou a aposta da organização no processo de interiorização das atividades, tendo em vista a chegada de novos campi universitários no Agreste nos últimos anos. “O Armazém da Criatividade, em Caruaru, é parte desse processo, a tecnologia dá a chance da criação de pequenos hubs como esse. Mas a base educacional da região é o ponto de partida para a construção de novos caminhos”, declarou.

Grupo Moura

Tiago Tasso, diretor Financeiro e TI da Baterias Moura, e Spartacus Pedrosa, diretor-executivo do ITEMM, falaram sobre a importância de parcerias entre empresas e instituições de ensino na qualificação profissional dos jovens estudantes. “O trabalho de base com o Senai, por exemplo, fez a Baterias Moura se tornar uma formadora de mão de obra técnica na nossa região”, disse Tasso. “As parcerias com instituições de ensino são determinantes para a formação dos jovens estudantes. O projeto Moura Tech é um bom exemplo de como atrair cada vez mais parceiros para a região e formar profissionais de qualidade”, pontuou Pedrosa.

O Moura Tech é resultado de uma parceria público-privada entre a empresa de acumuladores e o IFPE-BJ/PE. Implementado em 2022, o projeto visa proporcionar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os jovens e tem uma duração de 18 meses, divididos em duas fases (formação teórica e desenvolvimento de soluções externas para áreas de negócio).

Jardim Digital e a importância para a educação

“Todos que participaram do Jardim Digital, os campi universitários, patrocinadores e apoiadores têm dado contribuições importantes para a educação e o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil. A conexão entre instituições de ensino com educação técnica e superior e empresas que têm compromisso com o Brasil é uma prova de que os jovens estudantes podem construir carreiras de sucesso”, afirmou Mendonça Filho, deputado federal e ex-ministro da Educação.

Mais destaques

O último dia do festival teve, ainda, palestras com Rainier Guedes, consultor do Sebrae-PE (Inteligência Artificial e Metaverso), Arnaldo Xavier, CEO e fundador da Rota do Mar (empreendedorismo), e
Caio Misticoni, gerente de Interconexão de Redes para América Latina e Caribe da Netflix (provedores de Internet para entrega de conteúdo).

Organização do Jardim Digital

José Ferreira, diretor de Conteúdo do Jardim Digital, disse que o evento superou as expectativas da organização, atraindo um grande número de jovens estudantes e empreendedores interessados em inovação, tecnologia e negócios.

“O Jardim Digital surgiu com o propósito de catalisar esse ambiente de inovação, tecnologia, economia criativa e conhecimento acadêmico presente em Belo Jardim e na região. O sucesso desta primeira edição é fruto do esforço de várias pessoas que ao longo dos anos lutam pelo desenvolvimento do Agreste através da educação. Nosso desejo é voltar em 2024 com uma edição ainda mais dinâmica e inovadora”, afirmou.

Festival – O Jardim Digital teve como proposta impulsionar o potencial disruptivo de Belo Jardim e do Agreste conectando educação e conhecimento a empreendedores, investidores, pesquisadores, estudantes e população. A programação foi diversificada com palestras, painéis, oficinas, Hackthon ABDI, exposições de projetos de tecnologia e inovação dos institutos e universidades públicas da região, além de espaços temáticos de robótica e games.

Fundação Bitury

Realizado pela Fundação Bitury, órgão sem fins lucrativos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE/campus Belo Jardim) e a Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ/UFRPE), teve apoio do Porto Digital e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e patrocínio de marcas como Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e NIC.BR, Fiepe, Baterias Moura, Zé Delivery, Copergás, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *