Mais de 90% dos empresários do setor de alimentação fora do lar em Pernambuco projetam aumento no faturamento com a chegada do Dia dos Namorados e das festividades juninas em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel em PE) entre os dias 12 e 21 de maio com empresários do setor.
O levantamento indica que 23% dos estabelecimentos estimam um crescimento de até 5% no faturamento neste período, enquanto 33% projetam aumentos entre 6% e 10%. Outros 19% preveem expansão entre 11% e 20%, 10% entre 21% e 30%, e 5% esperam faturar acima de 30%. Apenas 8% acreditam que o movimento se manterá estável, e 2% informaram que não abriram no Dia dos Namorados do ano passado.
Para o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, o cenário reforça a relevância do setor na economia estadual. “Os dados refletem um setor que, mesmo diante dos desafios econômicos, mantém-se resiliente e com boas perspectivas. A combinação do Dia dos Namorados com o ciclo junino, que tem enorme relevância econômica e cultural em Pernambuco, impulsiona as expectativas dos empresários, reforçando a importância do setor de alimentação fora do lar como um dos motores da economia local”, afirma.
Mais dados
A pesquisa também revelou que, em abril, 43% das empresas pernambucanas registraram lucro, 37% operaram em estabilidade e 20% tiveram prejuízo. No que diz respeito aos preços e à inflação, 32% dos estabelecimentos não conseguiram realizar reajustes nos últimos 12 meses; 58% conseguiram reajustar conforme ou abaixo da inflação e apenas 10% conseguiram repassar aumentos acima da inflação.
Foto: Pixabay
