Na instalação do período legislativo, líder da oposição exalta independência

Na instalação do período legislativo, líder da oposição exalta independência

A Câmara do Recife realizou nesta segunda-feira (1º) a reunião solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura – ou seja, a abertura dos trabalhos legislativos deste ano, para os vereadores que cumprem mandato entre 2021 e 2024. Na ocasião, um dos parlamentares a discursar foi o vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Casa. Em seu pronunciamento, ele se colocou à disposição para o diálogo com o prefeito João Campos (PSB) e enfatizou a necessidade de conservar a independência do Poder Legislativo.

“Política se faz com o diálogo. Conversamos ao longo da campanha, mas esse diálogo é feito sobretudo de atitude e respeito com quem pensa diferente. Esperamos uma prática que garanta o que preconiza o art. 2º da Constituição Federal: a harmonia e a independência entre os Poderes”, disse Antunes.

Ele lembrou diversas das promessas de campanha do prefeito em áreas como gestão pública, educação, saúde e incentivo à iniciativa privada, ressaltando o papel de fiscalização da Câmara Municipal. “O povo quer escolas que funcionem e que sejam bem equipadas. Também quer posto de saúde bem equipados, equipes de saúde que atendam de forma humanizada. O papel da oposição será cobrar e fiscalizar com lealdade”.

De acordo com ele, é preciso que o Poder Executivo também esteja aberto às contribuições dos parlamentares. “O nosso compromisso é fazer uma oposição construtiva, mas uma oposição que possa imprimir um ritmo de trabalho. A Bíblia diz que é sábio aquele que sabe ouvir, porque na multidão dos conselhos há sabedoria”, afirmou. “Por isso, queria, prefeito, dar-te um conselho: escute quando necessário. Escute o rico, mas também o pobre. Escute os jovens, mas também os mais experientes. Escute a sua base, mas seja sábio em escutar a oposição”.

Pluralismo e pragmatismo – Renato Antunes adotou um tom pragmático ao comentar as diferenças políticas presentes na Câmara do Recife. Com a vice-liderança do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), ele comanda o grupo de oposição na Casa de José Mariano. “Aqui temos distintas correntes, posicionamentos muitas vezes antagônicos, uma rica pluralidade. Visões de direita, outras de esquerda; pensamentos conservadores, e alguns mais progressistas”, pontuou. “Entendo que os debates ideológicos são importantes, mas o tempo urge. Tenho certeza de que o povo lá fora está muito mais preocupado com os serviços que devem ser entregues que com o que entendemos de forma ideológica”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *