O presente de grego de Marília Arraes pode custar caro a Anderson Ferreira

O presente de grego de Marília Arraes pode custar caro a Anderson Ferreira

Na última quinta-feira (17), a deputada Marília Arraes (PT) presenteou o prefeito Anderson Ferreira (PL) com um exemplar do jogo de tabuleiro WAR – Jogo de Estratégia. Em que pese o fato do jogo ter sido icônico para quem nasceu antes dos anos dois mil, na era digital, o jogo terá como destino o lixo ou o fundo do armário de alguma criança da família, já que ninguém espera que o prefeito tenha tempo de desfrutar de uma tarde agradável de jogos de tabuleiro. Com os R$ 200,00 gastos por Marília com o jogo, poderia ser escolhido presente mais útil para ressaltar as qualidades de estrategista de Anderson Ferreira, como um exemplar do livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, ou, quem sabe, o livro Da Guerra, de von Clausewitz. No mundo político, um livro tem, ou deveria ter, grande utilidade. Mas cada um dá aquilo que tem e Marília não parece ter mantido a bagagem intelectual que se espera de uma advogada formada na Faculdade de Direito do Recife.

A origem do termo “presente de grego” remonta ao cavalo gigante de madeira que os gregos deram aos troianos, história que é contada por Homero no livro A Ilíada. Vendo o recuo dos inimigos e o presente deixado após anos de guerra, os troianos levaram o cavalo para dentro da sua cidade de forma triunfante. Dentro dele, havia guerreiros gregos que abriram os portões da cidade à noite e permitiram que o exército inimigo destruísse Tróia.

No segundo turno da eleição municipal do Recife, Anderson Ferreira uniu o seu clã para apoiar Marília Arraes contra João Campos (PSB). A movimentação de Anderson Ferreira pegou muitos de surpresa e gerou especulações de que ele estivesse esperando o apoio da petista ao seu projeto majoritário em 2022. O presente de Marília Arraes após as eleições representou a continuidade de uma aliança entre ambos na próxima eleição, aliança esta que não se estende ao PT, que seguirá as determinações do diretório nacional. Mas o presente de Marília Arraes é um presente de grego, já que dentro dele vem uma grande rejeição ao PT, que já está atingindo Anderson Ferreira no âmbito do eleitorado cristão de Pernambuco. O apoio da petista é um presente que pode custar muito caro a Anderson, que colocará à prova o epíteto de estrategista concedido por Marília Arraes.

Foto: Chico Bezerra/PJG/divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *