Oposição decide protocolar instalação da CPI do Covidão no Recife

Oposição decide protocolar instalação da CPI do Covidão no Recife

Após o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco oferecer à Justiça Federal uma denúncia contra seis pessoas no âmbito da Operação Apneia, essa segunda-feira (24) foi de muitos questionamentos e reuniões entre as figuras políticas do Recife e de todo Estado. No final desta tarde, parlamentares da oposição estiveram reunidos e decidiram que entrarão com um pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara do Recife, o objetivo é investigar os gastos da gestão durante o enfrentamento da pandemia.

Na Câmara Municipal, poder responsável por fiscalizar as contas da Prefeitura do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição, comentou sobre a situação e afirmou que espera que todos os questionamentos sejam esclarecidos.

“Revoltante o que fizeram em nossa cidade. Agora é com a Justiça, com os tribunais superiores. Não conseguimos fiscalizar na Câmara, tentamos desde o início. Mas o estrago foi feito e todos estão vendo agora. Vamos entrar com o pedido para instalação da CPI, é uma iniciativa não apenas de um mandato, mas de toda uma bancada”, afirmou Renato Antunes.

Deflagrada em maio do ano passado para investigar possível direcionamento e desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em contratação, por parte do Município do Recife, da microempresa Juvanete Barreto Freire (Brasmed Veterinária) para o fornecimento de ventiladores pulmonares (respiradores) para o enfrentamento da pandemia de covid-19, a Operação Apneia segue avançando. A denúncia desta segunda-feira é a primeira oferecida em decorrência da operação.

“Os problemas com esses valores pagos ganharam repercussão nacional e a gestão da cidade precisa explicar o porquê há tipos de insumos comprados em demasia e que são suficientes, em alguns casos, para suprir a necessidade do município por mais de 700 anos, enquanto há materiais básicos insuficientes ou de péssima qualidade sendo distribuídos para os profissionais de saúde”, comentou através das redes sociais o vereador Alcides Cardoso (DEM), que também esteve presente na reunião.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) também comentou sobre o pedido de CPI que os vereadores pretendem instalar na Câmara: “O povo Recifense espera que façamos o nosso trabalho com atenção e zelo pela coisa pública, e nós precisamos honrar o compromisso assumido de fazer da Política um Dom de Servir!”.

Estiveram presentes no encontro os vereadores Renato Antunes (PSC), Alcides Cardoso (DEM), Felipe Alecrim (PSC), Tadeu Calheiros (Podemos), Fred Ferreira (PSC) e Júnior de Tércio (Podemos). O grupo buscará apoio de, pelo menos, 13 vereadores – número mínimo necessário para a CPI para tramitar na Casa José Mariano.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *