‘Passaporte Sanitário’ prejudica a economia de Pernambuco

‘Passaporte Sanitário’ prejudica a economia de Pernambuco

Economia em Pauta, com Victor Borba: Cerca de 2,3 milhões de pernambucanos estão proibidos de almoçarem em restaurantes com suas famílias, jantarem com seus amigos em bares e terem acesso a inúmeros estabelecimentos públicos, como, pasmem, hospitais e órgãos de trânsito estaduais. 

O Governo de Pernambuco está exigindo um ‘’passaporte sanitário’’, que nada mais é do que um passaporte para a falência, uma vez que o dito ‘’passaporte sanitário’’ não impede que o seu dono adquira covid, adoeça ou transmita o vírus, apenas impede que grande parte da população pernambucana não possa consumir nada nesses estabelecimentos e, consequentemente, gere uma queda brusca no faturamento das empresas do segmento que, por sua vez, já foram duramente violentadas pela política do ‘’fecha tudo’’.

Recentemente, o presidente da famosa rede hospitalar, Unimed, declarou que a maioria dos pacientes internados em suas enfermarias e UTI’s receberam duas ou três doses da vacina.

Em um estado já fragilizado economicamente, este pode ser um golpe fatal para milhares de empresas e trabalhadores.

Além dos milhões de irmãos pernambucanos que estão privados de sua liberdade, muitos são os casos relatados de pessoas que possuem o famigerado ‘’passaporte sanitário’’, mas que estão se recusando a ir a lugares que o exigem, por não enxergarem sentido na medida e por compaixão às milhões de famílias que estão tendo seus direitos violados.

Pernambuco conta com 73,67% da sua população elegível completamente vacinada e 67% da sua população total, segundo dados do próprio governo estadual. A Inglaterra, Escócia e Irlanda, ao atingirem a marca de 71% da sua população completamente vacinada, retiraram todas as restrições impostas ao seu povo, uma vez que a imunidade de rebanho preconiza o alcance da taxa de 70% para que a variante em questão seja devidamente controlada. No entanto, em Pernambuco, vemos o contrário. 

Até quando os empresários e trabalhadores pernambucanos irão suportar a completa falta de bom senso da atual gestão do nosso estado?


Victor Borba é economista e tem MBA em Finanças Corporativas. Publica semanalmente a coluna Economia Em Pauta no site do Pernambuco em Pauta.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *