Paulista decreta emergência e arrecada doações devido às chuvas

Paulista decreta emergência e arrecada doações devido às chuvas

Neste último sábado (28), em virtude das fortes chuvas que atingem a cidade do Paulista e a Região Metropolitana do Recife,
o prefeito Yves Ribeiro decretou situação de emergência e calamidade pública no município.

O decreto de N° 045/2022, assinado pelo prefeito Yves Ribeiro, tem base no Boletim de Acompanhamento da Chuva em Pernambuco, elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC -, que apresenta o acumulado atual de precipitação em Pernambuco, no período de 1 de maio a 27 de maio, com média climatológica de 310.10 milímetros prevista, tendo constatado até o dia 27 de maio de 2022 precipitações que alcançaram 380.6 mm, 123% do percentual acumulado em relação à média.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A medida foi tomada com o intuito de dar agilidade às ações do governo municipal no enfrentamento dos problemas, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos, e a iminente necessidade de amparar e auxiliar a parcela da população afetada.

Por fim, fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de reposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

A cidade registou 141 milímetros de chuvas nas últimas 24h. Equipes da Defesa Civil estão nas ruas realizando intervenções nos locais mais atingidos pelas precipitações. Além disso, o órgão pode ser acionado a qualquer momento por meio do número 153.

DOAÇÕES

Devido ao grande volume de chuvas no município e na Região Metropolitana do Recife, a Prefeitura Municipal do Paulista está disponibilizando abrigos para as famílias que precisaram deixar suas casas. Além disso, a gestão municipal lançou a Campanha Paulista Solidária, que junto com a sociedade civil, a iniciativa privada, líderes religiosos e demais instituições, está oferecendo assistência às famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de alagamentos e deslizamentos.

Entre as ações previstas, está a arrecadação de donativos. A campanha é feita com a ajuda da população, que pode realizar as doações nos pontos de arrecadação designados para receber os itens que serão destinados a essas famílias.

Podem ser doados materiais de limpeza e de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, lençóis, cobertores, toalhas e travesseiros. As doações poderão ser feitas a partir da próxima segunda (30), das 8h às 17h. A central de arrecadação é no Clube Municipal de Paratibe, que funciona 24 horas.

CONFIRA OUTROS PONTOS DE ARRECADAÇÃO

  • Centro Administrativo, em Maranguape I;
  • Igreja de Nossa Senhora do Ó;
  • Igreja de Santa Isabel, no Centro;
  • Loja FÊMEA. no Paulista North Way Shopping;
  • Lojas da Padaria Karla em Pau Amarelo, Janga (em frente às 4 torres), Conjunto Beira Mar, e no terminal de Conceição.

ABRIGOS PROVISÓRIOS

Para atender essas pessoas, foram criados três alojamentos em escolas da Rede Municipal de Ensino, onde serão acolhidas as famílias que não conseguirem se abrigar em casa de parentes ou amigos. Para maiores informações, entre em contato por meio do WhatsApp (81) 99635-0430. Após o contato, uma equipe irá ao local prestar o atendimento necessário.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *