Paulo Câmara crítica atuação de Bolsonaro na pandemia

Paulo Câmara crítica atuação de Bolsonaro na pandemia

Em entrevista à rede de televisão CNN ness sexta-feira (19), o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o Governo Federal está atrapalhando o combate à pandemia no Brasil.

“Infelizmente o governo federal não tem feito [medidas] coordenadas. Pelo contrário, tem atrapalhado todo o processo que nós [governadores e prefeitos] estamos implantando nos estados e municípios, quando coloca tratamento que a ciência já mostrou que não funciona, desdenha de muitas das ações que estão sendo feitas e quando não vê que estamos num recorde de mortes em todos os estados”, disse Paulo Câmara na entrevista.

O governador ainda destacou o número de leitos de UTI que foi aberto nos últimos 20 dias e ressaltou que o estado conta agora com “1.344 leitos de UTI em funcionamento, um número que nunca ocorreu na história do nosso estado. Mesmo assim [estamos] com 96% de ocupação”.

O destaque dado a esse número de leitos não faz sentido no contexto de uma pandemia global que atingiu a região. É óbvio que, nesse contexto, o número de UTI’s bateria o recorde, mas ainda é muito pouco para a quantidade de doentes o potencial de contágio do vírus.

O governador esqueceu de lembrar os bilhões e reais enviados pelo Governo Federal para a saúde de Pernambuco e os milhões para enfrentamento da Covid-19 que ele deixou de aplicar.

Também parece esquecer que o STF lhe garantiu competências para combater a pandemia, mas que fechou hospitais de campanha e utilizou R$ 70 milhões destinados ao combate à Covid-19 para pagar dívida pública. Também não lembrou das aglomerações das campanhas eleitorais em Pernambuco em 2020 e não explicou por que permitiu que concessionárias atuassem como serviço essencial na quarentena.

Além disso, o governador não reconheceu que não tomou as medidas necessárias para preparar o estado para uma segunda onda da Covid-19 e a prova disso é que está comprando novos leitos de UTI às pressas, enquanto a ocupação dos já existentes no estado beira os 100%.

Foto: reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *