Perfil Eleição do Recife 2020: João Campos

Perfil Eleição do Recife 2020: João Campos

Nascido no Recife em 1993, João Henrique de Andrade Lima Campos é formado em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuando como Deputado Federal, é pré-candidato a prefeito do Recife.

De todos os pré-candidatos a prefeito do Recife, João Campos é o que carrega a maior herança política. O seu projeto no Recife é uma continuidade do domínio dos ex-governadores Miguel Arraes, seu bisavô, e Eduardo Campos, seu pai, no estado de Pernambuco.

João Campos iniciou sua militância política no partido dominado pela sua família em Pernambuco, o Partido Socialista Brasileiro – PSB, tendo se foliado em 2013.

Após apenas um ano do início da sua militância partidária, em 2014, o seu pai faleceu em um acidente aéreo enquanto fazia campanha para Presidente da República.

A fatalidade antecipou a entrada de João Campos na política eleitoral, tendo em vista que, apesar de novo, restava a ele como filho de Eduardo Campos o papel de liderar o clã no estado.

Para isso, contou e ainda conta com o apoio da sua mãe, Renata Campos, que ainda é apontada como a maior articuladora do clã nos bastidores da política estadual.

Com essa responsabilidade, e projetado prematuramente pela tragédia do seu pai, que teve a atenção nacional, João Campos tomou a frente no núcleo pernambucano do PSB que atuou no estado em favor da campanha de Aécio no segundo turno.

Essa aliança com o PSDB se deu pois, naquele ano, o PT havia disputado contra o PSB pelo Governo de Pernambuco e pela Presidência da República, o que fez com que os socialistas se juntassem com o centro e a centro-direita no estado.

Em 2016, com apenas 22 anos, João Campos assumiu a Chefia de Gabinete do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Esse cargo possibilitou que ele adquirisse experiência ao gerir a agenda de atividades administrativas do Governo e ter acesso às articulações políticas de bastidores.

Em 2018, em sua primeira disputa eleitoral, João Campos foi eleito o Deputado Federal mais votado de Pernambuco, com 460.637 votos. Apesar de sua candidatura ter sido prioridade dentro do partido, a tragédia envolvendo o seu pai ainda marcou muito a eleição de 2018.

Apesar de ter iniciado sua atuação na Câmara Federal como um dos deputados de maior prestígio, sua inexperiência política fez com que ele se apagasse ao longo dos últimos dois anos.

Em um episódio marcante , João Campos discutiu com o então Ministro da Educação na Comissão de Educação da Câmara. O ministro Abraham Weintraub lembrou que o tio de João Campos, Antônio Campos, que é rompido com o núcleo mais poderoso da família, também trabalhava no MEC como Presidente da Fundaj.

Mostrando um temperamento diferente do seu pai e muita imaturidade, João Campos respondeu: “Nem relação eu tenho com ele. Ele é um sujeito pior que você”, o que o levou a ser repreendido pela sua avó, Ana Arraes, e receber duras críticas de Antônio Campos. O temperamento azedo é uma marca que chama a atenção de quem tem contato com o jovem deputado.

João Campos tem uma ampla base partidária e possivelmente a maior quantidade de recursos e de voto de estrutura no Recife, mas, até o momento, não tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas internas. Esse fato tem preocupado muito os políticos palacianos, que não conseguiram impedir a candidatura de Marília Arraes e também tem que enfrentar a oposição de direita.

Sua atuação política, muito marcada pela articulação de bastidores de Renata Campos, também tem sido muito menos pragmática que a de Eduardo Campos. João Campos tem defendido posicionamentos de esquerda e votado contra o governo do Presidente Jair Bolsonaro. Além disso, não tem nenhum diálogo com a oposição de direita e perdeu o PT da sua base em 2020.

O projeto de João Campos à Prefeitura do Recife representa uma continuidade à gestão de Geraldo Julio (PSB), mas as investigações das irregularidades na compra de respiradores e materiais hospitalares pela Prefeitura do Recife durante a pandemia podem fazer com que João Campos tenha que se afastar da imagem de Geraldo.

Pontos Positivos

  1. Ainda não se tem notícias de nenhum envolvimento com corrupção.
  2. Costuma ser verdadeiro em seus posicionamentos, ainda que sejam de esquerda, não ludibriando os eleitores.
  3. Tem o apoio do Governo de Pernambuco para o desenvolvimento de políticas públicas.

Pontos Negativos

  1. É um ferrenho opositor ao presidente Jair Bolsonaro.
  2. Lidera a continuidade de um projeto de poder de esquerda em Pernambuco.
  3. Não tem nenhuma experiência em gestão pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *