Romero Sales Filho cobra incentivo do Governo Estadual a micro e pequenas empresas

Romero Sales Filho cobra incentivo do Governo Estadual a micro e pequenas empresas

O Governo do Estado deveria criar medidas para incentivar as micro e pequenas empresas a superar a crise gerada pela pandemia de Covid-19. A cobrança foi feita pelo deputado Romero Sales Filho (PTB), no Pequeno Expediente da Reunião Plenária desta quarta (30). O parlamentar destacou o agravamento do desemprego e da informalidade em Pernambuco. 

“Não existe um plano de retomada e não basta ao Governo apenas flexibilizar as restrições às atividade econômicas. Também é necessário lançar um pacote de medidas para estimular a economia, focado nas micro e pequenas empresas”, defendeu. 

Sales Filho citou dados do primeiro trimestre de 2021, divulgados pelo IBGE, que mostraram o desemprego no Estado chegando ao nível mais alto em nove anos. O índice alcançou 21% da população economicamente ativa – o maior entre os Estados brasileiros no período, junto com a Bahia. “A mesma pesquisa apontou que 30% das famílias não tiveram renda de trabalho nesse intervalo de tempo e houve um avanço ainda maior da informalidade, que atinge 1,6 milhão de pernambucanos (51,3% do total)”, relatou. 

Para o deputado, a causa desses números está, principalmente, nas medidas restritivas tomadas para conter a pandemia. Porém, ele também considerou como fator agravante “a dificuldade de empreender em Pernambuco”.  “Foram quase 32 mil empresas fechadas em 2020 e mais de 18 mil em 2021, segundo o Ministério da Economia. Além disso, um estudo do Banco Mundial indicou o Estado como o pior lugar para empreender no Brasil”, criticou. 

Em contraposição às ações do Governo, o petebista salientou o trabalho da Comissão de Desenvolvimento Econômico e do Movimento Pró-Pernambuco para criação de protocolos e cobrança de políticas públicas, a fim de melhorar a infraestrutura e o ambiente de negócios no Estado.

Foto: Alepe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *