Sem deslizamentos, nem mortes, prefeita do Ipojuca, Célia Sales, atribui o cenário ao trabalho de prevenção

Sem deslizamentos, nem mortes, prefeita do Ipojuca, Célia Sales, atribui o cenário ao trabalho de prevenção

Mesmo contabilizando de segunda-feira (23) ao meio dia deste domingo (29) um volume de chuva de aproximadamente 800 mm, o município de Ipojuca, localizado no litoral Sul de Pernambuco, não registrou nenhum deslizamento de barreira, nem mortes e contabiliza 93 pessoas nos três pontos de acolhimento que a Prefeitura disponibilizou. Cenário muito diferente do que aconteceu em 2017, quando as fortes chuvas fizeram o Governo do Estado decretar situação de emergência no município, pois naquele momento tinha 7.380 pessoas afetadas pela chuva, 916 desalojados e 297 desabrigados. Durante a reunião de monitoramento neste domingo, a prefeita Célia Sales atribuiu a ausência de tragédias ao trabalho de prevenção nos morros e encostas iniciados em 2020 com o Programa Ipojuca é TOP.

“Continuamos em alerta porque as chuvas não pararam e ainda há previsão de chuva para os próximos dias, mas é inegável que o trabalho preventivo nos morros que iniciamos anos atrás salvaram vidas hoje”, comentou a prefeita Célia Sales. A análise da prefeita foi compartilhada pelo coordenador da Defesa Civil do Ipojuca, Daniel Pessoa, que ressaltou que quando as chuvas chegaram nos últimos dias, Ipojuca tinha 98% das barreiras cobertas. Desde 2020, ano do lançamento do Programa Ipojuca é TOP, a prefeita Célia Sales investiu pesado na área de infraestrutura com entregas de muros de arrimo e encostas em locais historicamente vulneráveis, como por exemplo, os 320m do muro de arrimo de Rurópolis em Ipojuca e 160m no distrito de Camela, protegendo centenas de famílias.

Integração entre as secretarias e a grande capacidade de monitoramento, com as câmeras da Secretaria de Defesa Social, também foram ações pontuadas na reunião como fundamentais para este resultado. “Durante todo o sábado nossa preocupação era com o nível do rio Ipojuca e, consequentemente, com a situação dos moradores das áreas ribeirinhas. Fizemos medição a cada 15 min e chegamos ao nível de 1m44cm. Fomos a campo com a Assistência Social, nossos salva-vidas da Secretaria de Defesa Social, equipe da Seinfra, da Saúde, da Educação além de outras secretarias que estavam a postos. Graças a Deus tem dado tudo certo”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Daniel Pessoa. Os vereadores que também participaram da reunião parabenizaram as equipes da prefeitura pelo trabalho árduo destes dias e se colocaram à disposição para colaborar em todas as ações.

Balanço:
Comunidade ribeirinha
Na quadra da escola Santo Cristo: 2 famílias
Na escola Santo Inês: 13 famílias
No acampamento na entrada da Ilha do Amor 11 famílias
Total de 93 pessoas.

Queda de árvore
Em Serrambi, a Secretaria de Infraestrutura, junto com uma equipe da Neoenergia, atuou na retirada de uma árvore que tombou na principal via de circulação da localidade. Outras quedas de árvores aconteceram em Serrambi e Camela, porém, sem comprometer trafegabilidade nas vias.

Doações
A Prefeitura do Ipojuca está recebendo doações para aquelas pessoas que foram prejudicadas pelas chuvas. O ponto de recolhimento é na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Rua Cristóvão José Pimentel, 46, Centro, ipojuca -PE (81) 99299-4607

Aulas
A Secretaria de Educação, por causa das fortes chuvas, decidiu que na próxima segunda-feira (30) não haverá aula presencial na rede pública municipal, apenas remota.

Foto: divulgação/Secom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *