Tadeu Calheiros é contra mudança de nomes de ruas tradicionais no Recife

Tadeu Calheiros é contra mudança de nomes de ruas tradicionais no Recife

Com o tema “Denominação de Logradouros Públicos e Identidade Histórica e Cultural do Recife”, uma audiência pública será realizada pela Câmara Municipal do Recife no próximo dia 10 de junho, a partir das 14h. O debate foi aprovado por unanimidade na Casa José Mariano, em votação realizada nesta terça-feira (01/06), e tem o intuito de discutir os impactos gerados pelas alterações de nomes em vias tradicionais que recontam a história da capital pernambucana, como as ruas Nova e Sete de Setembro.

A iniciativa é uma proposição do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que vem defendendo uma posição firme de contrariedade a essa situação. “Trata-se de uma oportunidade para que nós, representantes do legislativo, possamos debater um tema tão importante junto à sociedade civil e especialistas. É preciso colocar em pauta os riscos dessas mudanças desenfreadas. As ruas contam nossa história, guardam nossa memória e são pilares importantes da nossa identidade enquanto povo e cidade”, ressalta o parlamentar.

Calheiros também explica que não há nada contra os homenageados propostos, pelo contrário, mas que existem outras formas de destacar esse reconhecimento sem ferir a preservação da identidade recifense. Ele ainda chama atenção para outro ponto. “Algo que é pouco abordado, mas que é muito importante, são os encargos financeiros que essas mudanças geram, com custos para moradores, lojistas e aos cofres públicos”, complementa.

A audiência pública será transmitida ao vivo pelo Youtube da Câmara do Recife e já tem importantes nomes confirmados para a mesa, como a Presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Margarida Cantarelli e o advogado e professor, André Regis. Além desses, foram convidados também para o encontro a Secretaria de Cultura do Recife, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor (CAOP-PPTS).

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *