Muito se debate atualmente sobre a liberdade de expressão em contraste com a divulgação de fake news, principalmente nas redes sociais.
Alguns analistas, incomodados com o resultado da eleição presidencial de 2018, chegaram a atribuir a eleição do Presidente Jair Bolsonaro à propagação de fake news na internet.
O presidente Jair Bolsonaro é alvo de quase uma dezena de pedidos de cassação da sua chapa presidencial no TSE, algumas alegando que foi utilizado o uso massivo de mensagens e fake news para favorecer a sua campanha.
Os anos de 2019 e 2020 foram bastante agitados com relação ao tema, com a CPI das Fake News do Senado e o inquérito das Fake News do STF tendo como alvo principal os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Porém, o que é evidente nessa temática, e não causa nenhuma surpresa, é que a rede de propagação de fake news da esquerda, esta, sim, verdadeira, passa ao largo de qualquer inquérito ou investigação.
Essa rede não é composta apenas pelos “memes” e montagens com conteúdo falso e que são propagados no Facebook, Twitter e whatsapp para atingir o presidente Jair Bolsonaro. Sites grandes da esquerda, como a Revista Fórum, Catraca Livre e Brasil 247 também tem a sua própria rede de fake news, que é propagada por sites menores e perfis de usuários verdadeiros e falsos nas redes sociais.
Duas campanhas de fake news mais recentes que comprovam a atuação dessa rede são as da suposta saudação nazista e a do copo de leite.
A fake news da saudação nazista se refere a um ato de louvor realizado no dia 08 de maio e foi publicada pela Revista Fórum no dia 11 de maio. O Catraca Livre publicou matéria semelhante sobre o mesmo tema no dia 12 de maio. Já o Brasil 247 publicou uma fake news sobre o tema no dia 18 de maio, mas utilizando um outro ato de louvor como pano de fundo.
A repercussão da evidente fake news nas redes sociais foi tão grande que chamou a atenção de um dos sites que se dedica a desmascarar fake news e farsas digitais. O gesto de imposição de mãos, que é conhecido por qualquer pessoa que já entrou em uma igreja cristã e que tem como finalidade conceder ou receber uma benção religiosa, precisou ser explicado pelo site Aos Fatos.
Outra fake news mais recente começou a ser divulgada pelos sites de esquerda no dia 29 de maio, após uma live do Presidente Jair Bolsonaro. Na live, o presidente Jair Bolsonaro e mais duas pessoas tomaram um copo de leite, o que os sites procuraram associar a um gesto nazista de pureza. Essa notícia, ainda recente, já apareceu na Revista Fórum (29/05), no Brasil 247 (30/05) e em sites menores.
Porém, o site do Globo Rural mostrou que Bolsonaro e a Ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) estavam participando de um desafio nas redes sociais que visa valorizar o setor de produção láctea durante a crise da pandemia de Corona Vírus.
Até o momento, as diversas redes de fake news utilizadas pela esquerda para atacar o presidente Jair Bolsonaro seguem atuando livremente, não chamam a atenção da mídia tradicional e nem do poder público, como se não existissem. É a mentira conveniente do stablishment.