Vereador cobra vacina para todas as pessoas com comorbidade no Recife

Vereador cobra vacina para todas as pessoas com comorbidade no Recife

O vereador Felipe Alecrim (PSC) apelou para a sensibilidade do prefeito João Campos e assessores que estão na coordenação do Plano Municipal de Vacinação para que as pessoas com 18 anos ou mais, com histórico de cormobidades, sejam incluídas entre as prioritárias na campanha de imunização contra a civid-19. O apelo foi feito na reunião Ordinária virtual realizada nesta terça-feira (18), pela Câmara do Recife.

Felipe Alecrim disse que, no Plano Nacional de Vacinação e de combate à covid-19, toda autonomia foi dada pelo Governo Federal aos gestores municipais para que esses pudessem definir o público alvo para a vacinação. “No Recife ficou acertado que seguiríamos as resoluções da Secretaria de Saúde do Estado, de modo a haver homogeneidade na campanha de vacinação. Por isso, é preciso levar em consideração a nota técnica da Secretaria de Saúde, de 27 de abril de 2021”, disse.

A nota prevê que a vacinação dará prioridade a todas as pessoas com comorbidades, entre os 18 e 59 anos. “Vários municípios estão seguindo essa nota à risca, exceto o Recife. Por isso, quero sensibilizar o prefeito João Campos e seus assessores para que as pessoas imunossuprimidas, pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápicos e radioterápicos nos últimos seis meses, ou com neoplasias hematológicas, tomem as vacinas com urgência. No Recife, só foram liberadas as pessoas com cormobidades a partir de 50 anos. Pedimos que essa decisão seja revista o mais rápido possível para acolher outros pacientes”, disse Amorim.

O vereador aproveitou para cobrar providência ao requerimento de sua autoria, número 2416/2021, que foi aprovado pelo plenário virtual da Câmara Municipal do Recife em abril, solicita a criação de um centro de reabilitação para pessoas que tiveram covid-19. “Esse centro serviria para tratamento para pessoas que tiveram sequelas e traumas por causa da covid-19. Ele atenderia a quem tivesse problemas motores e emocionais. Precisamos desse centro especializado, com uma equipe multiprofissional”, defendeu.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *