Vídeo: Guarda Municipal do Recife desarmada é botada pra correr no Arruda

Vídeo: Guarda Municipal do Recife desarmada é botada pra correr no Arruda

Está circulando nas redes sociais um vídeo em que a Guarda Municipal do Recife é impedida de realizar uma operação por moradores do Arruda que jogaram pedras nos guardas. Segundo uma fonte da corporação que não quis se identificar, os guardas estavam cumprindo a operação sem EPI’s adequados quando sofreram as hostilidades. Segundo a fonte, o fato se deu nessa quarta-feira (10).

A Guarda Municipal do Recife, apesar de se enquadrar na previsão legal para trabalhar com armas de fogo, foi desarmada no período do prefeito João da Costa (PT) e mantida desarmada por Geraldo Julio (PSB). Antes disso, os guardas trabalharam armados por mais de cem anos, desde que a Guarda foi criada pelo Decreto Lei nº 3, de 22 de fevereiro de 1893. O arsenal da instituição se encontra guardado e sem utilidade, são pistolas, revólveres e espingardas de calibre 380, 38 e 12.

O clamor pelo rearmamento da Guarda Municipal do Recife aumentou muito nos últimos anos, principalmente após a lei 13.022/2014, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais, regulamentar o porte de armas de fogo pelas guardas municipais em seu art. 16. Mas o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), foi categórico em entrevistas nos últimos anos ao dizer que não rearmaria a Guarda. Enquanto isso, as guardas municipais do Cabo de Santo Agostinho e Petrolina já trabalham armadas e outros municípios estão capacitando seus agentes.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/4uLIlis3oNs

4 thoughts on “Vídeo: Guarda Municipal do Recife desarmada é botada pra correr no Arruda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *