Auxílio Brasil é o maior programa permanente de transferência de renda da história do país, diz ministro

Auxílio Brasil é o maior programa permanente de transferência de renda da história do país, diz ministro

O ministro da Cidadania, João Roma, fez um pronunciamento à nação em cadeia de rádio e televisão na noite desta sexta-feira, 28.01, em que detalhou as conquistas e prioridades da pasta que é o braço social do Governo Federal brasileiro na atenção aos mais vulneráveis.

Na fala de quase cinco minutos, Roma explicou que os investimentos na área social foram triplicados e apresentou conceitos e diretrizes do Auxílio Brasil. O novo programa de transferência de renda modernizou o Bolsa Família, ampliou para R$ 400 o valor de pagamento mínimo mensal do benefício e chegou, em janeiro de 2022, ao patamar inédito de 17,5 milhões de famílias contempladas.

“O Auxílio Brasil é o maior programa permanente de transferência de renda da história do País. Cumprimos a meta de zerar a fila, incluindo todos os que estavam aguardando. É uma conquista do povo brasileiro que contou com o apoio do Congresso Nacional. Um recurso importante, que faz toda a diferença no orçamento das famílias”.

Entre as novidades trazidas pelo programa, Roma citou o incentivo à busca de vaga no mercado de trabalho e o incentivo à emancipação. “Agora, quem consegue vaga de carteira assinada não perde mais o benefício mensal. O beneficiário passa a ter R$ 200 a mais, todos os meses, nos primeiros dois anos de trabalho”.

Roma ressaltou a decisão de criar o Auxílio Gás, que permitiu a mais de 5 milhões de brasileiros em janeiro de 2022 o acesso direto ao valor equivalente à metade de um botijão. O ministro enfatizou ainda a inclusão de mais de 12 milhões de brasileiros na Tarifa Social de Energia Elétrica, com a modernização tecnológica permitida pelo acesso às bases de dados do Cadastro Único do Governo Federal.

“É a garantia de uma tarifa de energia elétrica até 65% mais barata para cerca de 24 milhões de famílias. Todos os que estiverem no Cadastro Único e que preencham os requisitos, terão direito de forma automática ao desconto. Confira sua conta e perceba a diferença”.

Outra área de atuação do Ministério da Cidadania, a política de segurança alimentar e nutricional teve impulso e modernização com as inovações trazidas pelo Alimenta Brasil e pelo Brasil Fraterno – Comida no prato.

“O Alimenta Brasil vai integrar de verdade a produção do agricultor familiar ao consumo local de alimentos pelos mais necessitados. Também criamos o Brasil Fraterno-Comida no Prato, que facilita a logística e as doações para entidades sociais e bancos de alimentos – fazendo, de fato, com que aquilo que está sobrando de um lado chegue à mesa de quem necessita”.

No fim, o ministro relatou as ações da força-tarefa do Governo Federal para combater os efeitos das chuvas que acometeram vários municípios brasileiros, em especial na Bahia em Minas Gerais. Além de ações de acolhimento e abrigamento, o Ministério da Cidadania foi responsável pela entrega de 24.327 cestas de alimentos a 76 municípios mineiros e outras 38.087 a 68 cidades baianas até esta quarta-feira (26.01). O quantitativo representa um total de 563 toneladas de alimentos repassados aos municípios.

“A força-tarefa reuniu vários ministérios e contou com a cooperação e a solidariedade de milhares de voluntários que fizeram doações ou dedicaram seu tempo a acolher e apoiar as vítimas dessa calamidade. Esta atitude inspira e motiva o Governo Federal a seguir de mãos dadas com os brasileiros, promovendo a prosperidade e reafirmando as principais conquistas de nossa Pátria”.

Foto: Ministério da Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *