Geraldo Julio diz que Governo Federal ajudou pouco no combate à pandemia, dados desmentem

Geraldo Julio diz que Governo Federal ajudou pouco no combate à pandemia, dados desmentem

Em uma entrevista ao programa Clube Notícias, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), afirmou que o Governo Federal deu um apoio “bastante insuficiente” no combate à pandemia em Pernambuco.

“Nós, aqui na prefeitura, tivermos que fazer um corte de mais de R$ 230 milhões nas despesas para poder manter o funcionamento dos hospitais de campanha, que cumpriu um papel tão importante na pandemia, e no atendimento social. Foi um esforço muito grande e o que veio de Brasília foi muito limitado, assim como foi para todos os brasileiros, para as prefeituras também foi muito pouco”, disse Geraldo Julio.

Porém, os dados desmentem. Só para o estado de Pernambuco, o Governo Federal destinou R$ 487 milhões entre março e junho apenas para compra de EPIs, equipamentos hospitalares e remuneração de profissionais de saúde.

A farra com recursos públicos foi tão grande que a Prefeitura do Recife é alvo de investigações do TCE, TCU, MPPE, MPF, Polícia Civil e Polícia Federal apenas por conta das irregularidades nos contratos firmados para combater a pandemia.

Vale ressaltar que uma decisão do STF quanto à competência concorrente na saúde limitou a participação do Poder Executivo Federal no combate à pandemia, restringindo-o a um papel de gerenciamento macro e distribuidor de recursos públicos.

Foto: PCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *