Investigação do financiamento do MBL prende dois empresários por sonegação

Investigação do financiamento do MBL prende dois empresários por sonegação

Nesta sexta-feira (10), foram presos dois empresários que tem ligações com o Movimento Brasil Livre (MBL) em uma investigação contra a lavagem de dinheiro no estado de São Paulo, conforme informou o Ministério Público.

Foram presos Alessander Mônaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso, que é conhecido como Luciano Ayan. Eles estão sendo investigados por lavagem de dinheiro e por ocultação de patrimônio. O Ministério Público informa que a família Ferreira dos Santos, que faz parte da fundação do MBL, deve aproxidamente R$ 400 milhões em impostos federais. O MP também informa que a sede do movimento, está sendo alvo de buscas.

Estão sendo cumpridos seis mandados de buscas e apreensão e dois de prisão na capital de São Paulo e na cidade de Bragança Paulista.

Investigação

O Ministério Público de São Paulo aponta a existência de uma “confusão jurídica empresarial” entre as empresas Movimento Brasil Livre (MBL) e Movimento Renovação Liberal (MRL).

Segundo o Ministério Público, o movimento recebia doações ocultas por meio da plataforma Google Pagamentos, em vez de receber doações diretamente na conta. Esta plataforma desconta 30% do valor doado.

O MP informa que Alessander Monaco Ferreira é investigado por realizar movimentações financeiras de grande vulto e incompatíveis com seu patrimônio, além de ser sócio de duas empresas de fachada. Ele realizou doações suspeitas ao Movimento Brasil Livre através da plataforma do Google.

Segundo o Ministério Público, Luciano Ayan abriu ao menos quatro empresas de fachada e ameaçava quem questionasse o financiamento do MBL. Ayan é sócio de um dos fundadores e dirigentes do MBL, Pedro D’Eyrot.

*Com informações do G1 e Antagonista

Imagem: divulgação.

One thought on “Investigação do financiamento do MBL prende dois empresários por sonegação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *