Polícia Federal dá dicas para evitar clonagem de cartão de crédito

Polícia Federal dá dicas para evitar clonagem de cartão de crédito

A Polícia Federal em Pernambuco fez uma lista para informar a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar que o cartão de crédito seja clonado.

GOLPES PARA CAPTAR A TRILHA E A SENHA DO CARTÃO NUM TERMINAL ELETRÔNICO:

Assim que for fazer qualquer pagamento ou saque com o seu cartão procure forçar a frente do terminal ou a entrada do cartão magnético para parte da frente, caso ele esteja clonado ou sobreposto por algum mecanismo duvidoso ele sairá através do movimento executado. Se for constatada a adulteração ou o seu cartão ficar preso no terminal eletrônico entre em contato urgente com o banco através do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente (geralmente a instituição financeira manda um funcionário de segurança privada imediatamente ao local verificar o que está ocorrendo com o terminal), funcionário credenciado ou para a polícia militar através do número 190. Lembre-se que os bandidos podem estar de fora da agência, por isso é importante sempre que possível, fazer seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila;

FRENTES FALSAS:

Os estelionatários geralmente usam as chamadas “frentes falsas”, onde toda a parte frontal do terminal eletrônico é sobreposto ao original para simular a frente de um caixa verdadeiro. Um notebook é instalado por trás do equipamento com um mecanismo interligado tanto no local de introdução do cartão magnético quanto no dispositivo do teclado aliado a um programa que simula todas as principais operações bancárias, porém nunca consegue finalizar a transação, aparecendo sempre uma mensagem de erro. A intenção dos bandidos é copiar e enviar via internet (este dispositivo possui um chip com modem que envia através da web todas as informações para o bandido) a trilha do cartão como também a digitação da senha nas teclas alfa numérica.

SOBREPOSIÇÃO DE FALSA ENTRADA DO CARTÃO ALIADO A UM DISPOSITIVO DE FILMAGEM:

Nesta modalidade os suspeitos sobrepõem através de fita adesiva dupla face, um “falso mecanismo de entrada do cartão magnético” para copiar a trilha do cartão, aliado a uma microcâmara que fica perto do teclado para filmar a digitação da senha. Ambos os dispositivos possuem em seu interior mecanismo eletrônico que é capaz de gravar as trilhas do cartão bem como filmar a senha que está sendo digitada. Em ambos os casos, após algum tempo os criminosos voltam ao banco retiram os equipamentos que foram colocados e depois confeccionam vários cartões com as trilhas capturadas e de posse das senhas realizam saques em dinheiro causando grandes prejuízos para correntistas e instituições bancárias.

CUIDADO E ATENÇÃO COM OS IDOSOS:

Se possível, nunca permita que um idoso possa ir a uma agência bancária desacompanhado de um adulto da família ou de sua confiança, quando ele for realizar suas transações financeiras (receber aposentadoria, retirar dinheiro, pagar contas). Pela própria idade e habilidade em manusear equipamentos ele pode encontrar dificuldades como seguir o passo a passo que o terminal eletrônico exige, dificuldade em colocar a senha e memorizá-la, visualizar o teclado, colocar suas digitais e tirar dúvidas caso sua transação financeira não seja concretizada. São essas situações que o idoso ao solicitar ajuda de terceiros pode ser vítima de bandidos que via de regra estão sempre à espreita para praticar todos os tipos de golpes inclusive se apoderar do número e senha do cartão com o objetivo de cloná-los.

OUTRO GOLPE

Também é importante saber que existe um golpe em que bandidos ligam para o telefone da vítima para informar que o cartão de crédito dele foi clonado e compras foram feitas. Muitas vezes, eles pedem que a vítima retorne a ligação para o número que fica atrás do cartão através de um telefone fixo e essa ligação é interceptada. Já tendo previamente as informações da vítima por terem acesso a algum sistema, a quadrilha pede que o cartão seja cortado ao meio sem danificar o chip. Após isso, enviam um motoboy para buscar o cartão e efetuam compras com ele.

2 thoughts on “Polícia Federal dá dicas para evitar clonagem de cartão de crédito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *