Prefeitura do Recife proíbe fogueiras e fogos no São João

Prefeitura do Recife proíbe fogueiras e fogos no São João

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informa que este ano não publicará a autorização para a instalação das 44 barracas de venda de fogos de artifício e de fogueiras na cidade. Os comerciantes cadastrados serão contactados pela Semoc e receberão apoio e cestas básicas da Prefeitura do Recife. Além do Brasil estar enfrentando uma pandemia de doença respiratória, o uso de fogos e fogueira acontece em festas, no entanto, aglomerações não são permitidas nesse momento.

“A decisão baseia-se na premissa de que estamos enfrentando uma pandemia de uma doença que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar, não fazendo sentido permitir qualquer atividade que possa produzir fumaça”, comentou João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife. “Vamos evitar o comércio desses itens e apelar para a consciência da população para que nos ajude a ter um mês de junho sem fumaça, desta vez”, completou.

A Prefeitura do Recife também alegou que os fogos e fogueiras podem causar desconforto a algumas pessoas, o que aponta para que a medida venha a se tornar permanente.  “Algumas tradições merecem ser atualizadas para atender as novas necessidades da sociedade. É com alegria que os protetores de animais recebem essa notícia.”, comentou Carlos Augusto Stein, secretário Executivo de Direito dos Animais da Prefeitura do Recife.

O Pernambuco em Pauta lembra que essa matéria envolve o direito à liberdade religiosa e de consciência, que as fogueiras são uma tradição de mais de dois mil anos e que qualquer ato permanente que venha a interferir nessa celebração não pode ser alvo de uma experiência de engenharia social que não é debatida com a sociedade.

(Com conteúdo da Prefeitura do Recife)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *