Priscila Krause é o melhor nome da oposição para vice-governadora em 2022

Priscila Krause é o melhor nome da oposição para vice-governadora em 2022

Passada a eleição municipal de 2020, a oposição de Pernambuco começou a discutir a chapa estadual de 2022. O Pernambuco em Pauta já levantou os nomes mais cotados atualmente para disputar o cargo de governador pela oposição. Porém, não se pode esquecer da figura do vice-governador que é fundamental para agregar força à chapa.

Neste momento, o nome de Priscila Krause (DEM) é o que mais pode agregar à oposição em termos de votos e estrutura partidária. Tendo sido vereadora do Recife por três mandatos e estando no segundo mandato de deputada estadual, Priscila Krause também acumulou experiências em disputas majoritárias, disputando a prefeitura do Recife em 2016 e disputando como vice de Mendonça Filho em 2020, ocasião em que a chapa alcançou resultado expressivo no Recife. Com apoio de Mendonça Filho (DEM), Priscila agrega muito força à chapa na Região Metropolitana e no Agreste, sendo um nome leve e benquisto pelos pernambucanos.

Outro nome que aparece nas conjecturas é o de Fred Ferreira (PSC). Exercendo o seu segundo mandato como vereador do Recife, Fred é membro de um dos clãs mais destacados da política pernambucana. É genro do deputado Manoel Ferreira (PSC) e cunhado do deputado André Ferreira (PSC) e do prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL). Fred foi candidato a vice-governador de Armando Monteiro em 2018 e tem ao seu lado o eleitorado evangélico e as força dos Ferreira na Região Metropolitana do Recife, que também é considerável.

Outro nome que precisa ser lembrado é o de Raquel Lyra (PSDB). Ela foi deputada estadual por dois mandatos e atualmente é prefeita de Caruaru. Sendo de uma família tradicional da política de Caruaru, Raquel poderia agregar muito por estar atualmente à frente da maior cidade da região. Além disso, seu nome também é leve e tem experiência em gestão e em campanhas majoritárias. Atualmente, dentre os políticos que exercem mandato, Raquel é o nome mais forte do PSDB em Pernambuco.

Com o tempo, novos nomes podem surgir, mas sem grandes surpresas. O papel do vice na campanha é agregar principalmente um grande partido à chapa, tempo de televisão, votos e equilibrar possíveis entraves do candidato que encabeçará a chapa. Porém, a vaga ainda poderá ser utilizada para atrair um partido que, atualmente, esteja na base do Governo, o também que seria muito bom para a oposição. Nesse cenário, o nome mais provável de aparecer é o do atual prefeito de Olinda, Professor Lupércio, que está descontente com o apoio do PSB ao seu rival em 2020 e dá indícios de que pretende desembarcar da base do Governo. Ele traria consigo o seu partido, o Solidariedade, mas precisa do consentimento do deputado Augusto Coutinho.

Foto: reprodução/Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *