O candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), definiu uma série de políticas públicas para o segmento da primeira infância, a fim de promover saúde, educação e bem-estar para meninas e meninos de zero a 6 anos.
Ramos propõe a articulação de parcerias para criar centros comunitários focados no desenvolvimento infantil, onde as crianças possam participar de atividades educacionais, recreativas e de saúde. Os centros também podem oferecer workshops para pais e cuidadores.
Leia também: Confira pesquisa para a prefeitura de Paulista
Na área da saúde, Ramos defende a oferta de serviços como vacinação, check-up regulares e orientação nutricional.
A criação da carteira da primeira infância para anotações das vacinas, das consultas periódicas ao pediatra e ao nutricionista faz parte do programa de governo. A família que estiver em dia com a carteira terá prioridade para realizar a matrícula na creche ou na escola.
Um CAPS Infantil e um centro de atendimento para crianças com autismo e outras atipicidades também reforçam a lista de prioridades na área da saúde.
No quesito conhecimento, o candidato pretende criar espaços públicos recreativos como bibliotecas infantis e praças para incentivar a leitura e a atividade física.
O desenvolvimento do programa Busca Ativa é outra proposta defendida por Ramos. A ideia é desenvolver levantamento de dados para localizar crianças que estão fora da escola.
Ramos quer implantar o programa Criança Vivendo sem Violência. A intenção é implementar estratégias para prevenir a violência doméstica.
O candidato propõe ainda realizar parcerias para ofertar apoio psicológico e jurídico para as vítimas e suas famílias.