TJPE comemora 201 anos de história

TJPE comemora 201 anos de história

Estamos celebrando a história de uma das instituições mais antigas e importantes do Brasil, mas também estamos olhando para a frente. Diariamente, o TJPE constrói seu futuro com o trabalho de magistrados e magistradas, servidores e servidoras, terceirizados e terceirizadas, estagiários e estagiárias. É com a dedicação de todo esse pessoal que seguimos a nossa trajetória em busca de um Judiciário cada vez mais eficiente, inclusivo e próximo da população, que é a razão de existir deste Tribunal”. A declaração é do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, em razão do 201° aniversário da instituição. Com o lema “TJPE 201: o primeiro dos próximos 200 anos”, a Corte de Justiça pernambucana celebra sua rica história de prestação jurisdicional à população de Pernambuco.

O aniversário, de fato, acontece no domingo (13/8), data de sua instalação. As solenidades, porém, serão realizadas nas segunda e terça-feira (14 e 15/8). Ambas as cerimônias serão coordenadas pelo presidente do TJPE, e vão contar com a presença de membros do Poder Judiciário e instituições parceiras do Sistema de Justiça de Pernambuco. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube da Assessoria de Comunicação da instituição.

Na segunda-feira (14/8), a partir das 15h, a solenidade volta-se para a outorga da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. A cerimônia pode ser acompanhada através deste link. Na terça-feira (15/8), também iniciando às 15h, a comemoração vai efetuar a entrega do Diploma de Honra ao Mérito Judiciário aos servidores do TJPE, e será transmitida pelo seguinte link. Ambas as solenidades acontecem no Auditório Desembargador Nildo Nery, na Escola Judicial (Esmape), localizada na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha de Joana Bezerra, em Recife.

Medalha – A Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado é a mais alta condecoração instituída pela Justiça pernambucana. A honraria foi criada pelo TJPE, através da Resolução nº 17, de 13 de maio de 1985, e tem como objetivo homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos excepcionais no campo do Judiciário. O patrono da medalha, desembargador Joaquim Nunes Machado, foi um magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias em prol das causas populares, tornando-se mártir do idealismo pela liberdade.

Confira AQUI a lista dos agraciados e agraciadas com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado no Aniversário de 201 anos do TJPE.

Diploma – O Diploma de Honra ao Mérito Judiciário do TJPE é uma distinção honorífica que é concedida aos servidores da instituição por terem executado com destaque, eficiência e presteza em suas atividades, promovendo a melhoria da prestação jurisdicional efetuada pelo Poder Judiciário pernambucano.

Confira também a LISTA dos servidores homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito Judiciário.

Marca – Criada pelos núcleos de Publicidade, Design e Audiovisual da Assessoria de Comunicação Social (Ascom/TJPE) com apoio da Assessoria de Cerimonial, a identidade visual para o aniversário de 201 anos do TJPE busca inclusão, diversidade, acessibilidade e inovação. A parte central da marca combina o braile – sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual –, o alfabeto oficial da língua portuguesa e os algarismos indo-arábicos, como maneira inovadora e inclusiva de alcançar um público mais amplo.

Ao incorporar tais sistemas de comunicação, buscam-se a sensibilização e a promoção de acessibilidade e inclusão de forma criativa, visando a uma experiência inclusiva para todas as pessoas, como forma de familiarizar o público em geral com o braille. Com base nisso, foi criada uma marca que atendesse a esses pontos e, ao mesmo tempo, moderna, simples e de fácil legibilidade. O conjunto também foi executado com fontes em maior tamanho e uso de cores que possibilitem o alto contraste.

A composição ainda traz elementos pernambucanos de identificação, a exemplo do caboclo de lança, do manguebeat, da vegetação da caatinga, da ciranda, das bandeirolas estilizadas e da sombrinha do frevo. A identidade, ao mesmo tempo, constrói imagens de ícones relacionados à Justiça e aos trabalhos desenvolvidos no Judiciário, como a balança, o martelo, a bola de futebol dos Juizados, as alianças de casamentos, o coração para adoção e uma casa que lembra a regularização fundiária.

Além disso, a Agenda 2030 se faz presente com elementos da sustentabilidade. Tudo colorido, diverso e plural, para identificar que o quarto tribunal mais antigo do Brasil, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, celebra 201 anos e está pronto para construir os próximos 200 anos de História com a população do Estado.

…………………………………………………………..

Texto: Micarla Xavier | Francisco Shimada | Ascom TJPE

Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *