Três pernambucanos são cotados para concorrer à presidência da Câmara e Senado

Três pernambucanos são cotados para concorrer à presidência da Câmara e Senado

Após uma decisão do STF proibir a reeleição para o mesmo cargo nas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, intensificaram-se as discussões acerca dos nomes que irão concorrer às presidências das duas Casas.

Apesar de, no momento, ainda não serem os nomes mais fortes das listas, dois pernambucanos são cotados para concorrer para a presidência da Câmara e um para concorrer à presidência do Senado.

Senado

No Senado Federal, destaca-se o pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB). Atualmente, ele é líder do Governo na casa e tem bom trânsito com o presidente Jair Bolsonaro.

Porém, dentro do mesmo partido, aparecem os nomes do líder da bancada, Eduardo Braga, e do líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes. Além disso, no mesmo partido, Simone Tebet corre por fora, tentando angariar votos de fora da legeda.

Já o PSD, que tem a segunda maior bancada, tenta levantar o nome de Antonio Anastasia, que é o primeiro vice-presidente do Senado. Além dele, há os nomes de Otto Alencar e Nelsinho Trad.

No movimento “Muda, Senado”, lançaram-se pré-candidatos Jorge Kajuru (Cidadania) e Major Olimpio (PSL). Porém, também são cotados Alvaro Dias (Podemos), Lasier Martins (Podemos) e Alessandro Vieira (Cidadania).

Já o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), pode apoiar Lucas Barreto (PSD), Rodrigo Pacheco (DEM), Marcos Rogério (DEM) ou Daniella Ribeiro (PP).

O PSDB está tentando lançar o nome de Tasso Jereissati e o PP lembra do nome de Espererdião Amin.

Câmara

Na Câmara dos Deputados, destacam-se os nomes de Fernando Filho (DEM) e Luciano Bivar (PSL) dentre os deputados pernambucanos.

No mesmo partido de Fernando Filho, o nome mais forte é Elmar Nascimento, ligado a ACM Neto. Porém, outros nomes também disputam a indicação de Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara. São eles Marcos Pereira (Republicanos); Luciano Bivar (PSL), que diz ter apoio do PTB e PROS; Aguinaldo Ribeiro (PP), que tem a dificuldade de ser do mesmo partido de outro forte candidato; e Baleia Rossi, que é presidente nacional do MDB.

O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro é Arthur Lira (PP). Ele é membro do Centrão e diz contar com o apoio de outros partidos da base do Governo, como o PL, o PSD e o Solidariedade, além de estar buscando os votos de partidos menores e da esquerda.

O NOVO e os partidos de esquerda também podem lançar candidaturas próprias, mas que não são competitivas ao ponto de vencer a eleição.

Foto: reprodução/Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *