A Comissão de Educação da Alepe elegeu, nesta terça (14), o deputado Waldemar Borges (PSB) para presidir os trabalhos durante os próximos dois anos. Para a vice-presidência, o escolhido foi João Paulo (PT). Os nomes que vão comandar outros nove colegiados temáticos foram indicados por meio de acordo de lideranças e oficializados em publicação no Diário Oficial.
Disputa acirrada
Além do próprio voto, Borges foi eleito para presidir a Comissão de Educação com o apoio de Romero Albuquerque (União). Renato Antunes (PL) garantiu o empate ao receber a indicação de Kaio Maniçoba (PP). O desempate coube ao presidente da reunião, deputado João Paulo, o mais idoso entre os titulares com maior número de legislaturas.
Fala do eleito
Novo presidente eleito, Borges afirmou que assume o colegiado com “um sentimento de grande responsabilidade”.
“A Educação é um pilar das políticas públicas mais relevantes. Num espaço plural, o consenso nem sempre é possível. Mas vamos sempre buscar construí-lo, espelhando a pluralidade e o equilíbrio entre Governo e Oposição”, disse.
Adversários trocam elogios
Antes da votação, Renato Antunes qualificou o oponente como “um quadro de grande capacidade” e negou que a disputa representasse qualquer discordância. Líder do PP, Antunes era suplente na comissão, mas encaminhou ofício à presidência da Casa assumindo a titularidade no lugar do deputado Pastor Cleiton Collins (PP).
“Ninguém está buscando espaços de poder. Queremos representar o que acreditamos, respeitando, no campo democrático, quem pensa diferente. Vamos somar esforços para dar à educação de Pernambuco aquilo que merece”, expressou Antunes.
João Paul aclamado
Já a eleição de João Paulo para a vice-presidência se deu por aclamação. “Sempre procurei dar o melhor de mim em todas as comissões que participei. Agradeço a confiança e a unanimidade dos votos”, disse o petista.
Outras comissões
O Diário Oficial desta terça trouxe a definição dos comandos das demais comissões que, por conta da ausência de parlamentares nas reuniões de instalação, não chegaram a promover eleições. São elas:
Assuntos Municipais: Presidente José Patriota (PSB) e vice-presidente Fabrizio Ferraz (Solidariedade);
Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal: Presidente Romero Sales Filho (União) e vice-presidente Luciano Duque (Solidariedade);
Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Presidente Doriel Barros (PT) e vice-presidente Claudiano Martins Filho (PP);
Saúde e Assistência Social: Presidente Adalto Santos (PP) e vice-presidente Sileno Guedes (PSB);
Ciência, Tecnologia e Informática: Presidente Simone Santana (PSB) e vice-presidente João de Nadegi(PV);
Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular: Presidente Dani Portela (PSOL) e vice-presidente Pastor Júnior Tércio (PP);
Assuntos Internacionais: Presidente Lula Cabral (Solidariedade) e vice-presidente Jarbas Filho (PSB);
Segurança Pública e Defesa Social: Presidente Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e vice-presidente Antônio Moraes (PP);
Redação Final: Presidente Joãozinho Tenório (Patriota) e vice-presidente Gilmar Júnior (PV).